sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

REZ Review - Dreamcast




A Dreamcast foi a ultima consola da grande companhia SEGA. A causa do seu triste desaparecimento pode levar a muitas opiniões e conclusões. Mas a Dreamcast tinha um stock de jogos impressionantes. Lider do Arcade!
REZ faz parte desse stock. Rez é um rail-shooter realizado por a SEGA Japão mais precisamente por a divisão United Game Artists para a Dreamcast. Lançado em 2001 no Japão, e em 2002 na Europa e EUA o jogo não teve muita popularidade inicialmente.

O jogo passa-se numa era futurista dentro de uma rede informática chamada K-network na qual toda a DATA é controlada por um IA chamado Eden. O jogador controla o hacker que quer reiniciar Eden ao destruir qualquer vírus ou firewalls que cruze o seu caminho, para inibir o seu progresso, e analisando outras sub-areas da rede para obter acesso a localização do Éden.

REZ tem ar de prototipo por vezes, pois os gráficos são algo de muito particular. Mas já falaremos sobre os tais gráficos particulares. O jogo em si transmite o desenvolvimento de uma personagem, que voa de nível a nível com um arranjo musical bastante interessante. A própria personagem interage com a musica. De facto são os tiros laser mandados por a personagem que fazem o "beat" musical! A personagem parece inicialmente um esboço robótico, daquilo que parece ser um corpo humano. Mas a medida que vai evoluindo, e passando de níveis, a personagem vai ganhando um corpo mais aperfeiçoado e mais realista ficando mais forte. As armas tem bastantes upgrades e a personagem ganha agilidade de acordo com o progresso obtido.

Gráficos: 7.7/10
Era difícil avaliar o jogo neste aspecto pois os graficos são realizados atravez de linhas multicoloridas, genero
das arcade dos anos 80 (exemplo - Star Wars arcade). Mas está bastante interessante o conceito! Enquadra muito bem com a ideologia dos produtores e são bastante originais. Mas não é para o gosto de todos. Retro feeling!

Divertimento: 7.9/10
O jogo é um vicio, pois tem um Gameplay simples. Uma pessoa não se farta de jogar, se estiver mesmo interessada no jogo. Por isso passa-se umas boas horas a jogar. Devo apontar que único problema é não haver um modo multiplayer que só iria aumentar o prazer de jogar.

Som: 9/10
As musicas, os "beats" criados dos teus tiros, os efeitos dos pequenos vírus devastados...enfim, a musica é um dos factores importantes do jogo. Sente-se desde o inicio! A partir de um momento só apetece dar tiros para a musica não parar.

Longevidade: 8.5/10
O jogo em si é médio, mas para um publico geral torna-se difícil pois os níveis,mesmo não sendo muitos, tornam-se complicados a medida que vamos avançando no jogo.

Gameplay: 8/10
O gameplay é bastante intuitivo, e fácil de compreender como qualquer rail-shooter. Mesmo assim deveria sentir-se mais o impacto dos tiros nos adversários pois as vezes parece que estamos a atirar no vazio!

Conclusão:
8.3/10

REZ é um jogo recomendado para um publico mais afeiçoado ao arcade, e aos rail-shooters. Pessoas que não gostam de arriscar em algo novo, e bastante diferente dos jogos habituais, nao deveriam arriscar, mesmo devido a pontuação. E um jogo que pode não agradar a toda a gente devido aos seus gráficos industriais e a um modo de jogo bastante inovador.



Ruben Félix

Video Gameplay:

Sem comentários:

Enviar um comentário